Câmpus Machado promove o II Encontro Institucional do PIBID no Centro de Excelência.

O Câmpus Machado sediou no dia 28/02/2015 o II Encontro Institucional do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - no Centro de Excelência do Café, com a presença de 180 participantes dos câmpus de Machado, Inconfidentes e Muzambinho .

As atividades aconteceram durante todo o dia. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor do câmpus, Carlos Henrique Rodrigues Reinato e pelo Pró-Reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Prof. Cléber Avila Barbosa. Também estiveram presentes o coordenador de extensão, Nikolas de Oliveira Amaral e a representante da Superintendência Regional de Ensino, inspetora Maria Beatriz Andrade Costa Pereira. O encontro foi organizado pela coordenadora institucional, Maria Aparecida R. Cangussu e pelas coordenadoras dos subprojetos, as docentes Cristina Carvalho de Almeida, Ariane Borges, Michele de Freitas, Marcela Costa Rocha, com a colaboração dos alunos bolsistas e supervisores.



Os participantes assistiram a uma palestra com o tema: “Todo professor é um super herói”, ministrada por Felipe Baroni, que motivou e instruiu os pibidianos ao comprometimento e dinamismo na carreira docente a partir de sua vivência como profissional de matemática.





Durante a atividade houve uma exposição de banners de trabalhos científicos* publicados em eventos nacionais e regionais. Cada câmpus, dentro de seu subprojeto, apresentou suas metodologias pedagógicas e dinâmicas de trabalho com os estudantes das escolas participantes.

* O PIBID Computação foi representado pelos alunos Edilene Angela Macedo e Tiago Scalco de Mello, que participaram do ENALIC (Encontro Nacional das Licenciaturas) em Natal/RN, e apresentaram o trabalho intitulado "A construção do conhecimento mediado pelo uso das tecnologias digitais: uma experiência de formação no PIBID Computação".






O PIBID é uma iniciativa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) voltado a valorização da formação de docentes para a educação básica. O programa concede bolsas a discentes de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvida por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. 

Segundo a Coordenadora Institucional do projeto, professora Maria Aparecida Rodrigues Cangussu, o PIBID tem a vantagem de articular o ensino, a pesquisa e a extensão. Porém, seu maior mérito é proporcionar aos futuros mestres o contato com as escolas já no início de sua formação, despertar o interesse pela profissão e valorizar a carreira do magistério. Ela destacou que o edital do programa contempla atualmente 130 alunos bolsistas das licenciaturas dos três campi, 22 supervisores (professores da rede pública de ensino), 11 coordenadores de área (docentes dos cursos de licenciaturas) e um coordenador de gestão.

Fonte do texto: 
http://www.mch.ifsuldeminas.edu.br/noticias/115-2015-01-05-15-41-12/2203-encontro-pibid

No período da tarde, os integrantes de cada subprojeto tiveram a oportunidade de apresentar atividades que pudessem enaltecer as ações pedagógicas desenvolvidas dentro da área de cada licenciatura. O PIBID Computação foi representado pelos alunos Gustavo Sales Pimentel, José Felipe Pereira e Luiz Eduardo Martins de Carvalho através da apresentação da ação "Robótica para o ensino de conceitos matemáticos".





0 comentários:

Postar um comentário