Formas Geométricas e a interação dos pibidianos com alunos da educação básica

Os pibidianos Luiz Eduardo Martins de Carvalho, Gustavo Sales Pimentel e Thomas Venancio  dos Reis descreveram, durante a reunião do dia 23/10, as atividades pedagógicas nas quais trabalharam os conceitos de Geometria utilizando o Geogebra em duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Gabriel Odorico. 



Falaram de algumas reflexões dos alunos da educação básica como, por exemplo: “Nossa... nunca percebi que ao redor de uma estrela tem vários triângulos”. Os pibidianos enfatizaram que com uma forma geométrica é possível formar outras. 

A supervisora Thais Pereira Carvalho achou muito interessante a forma como os pibidianos fizeram uma relação entre a História e a Matemática ao falar sobre a forma geométrica do “Pentágono” dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos. 

A equipe de pibidianos, durante esta última atividade, preferiu que os recursos tecnológicos fossem levados até a sala de aula por ser um ambiente familiar aos alunos e por não causar o tumulto comum do deslocamento da turma até o Laboratório de Informática. Também levaram em consideração a disponibilidade do tempo para aplicação da atividade. 

Segundo a supervisora, os pibidianos estão tendo que realmente estudar Matemática pois os alunos da educação básica têm interagido e questionado bastante durante as atividades do PIBID Computação. Para a supervisora Thais, o rendimento acadêmico dos alunos para os quais dá aulas de Matemática no ensino fundamental tem melhorado bastante com as ações do PIBID, pois os mesmos veem o que estão estudando e isto facilita a assimilação dos conteúdos. 

O pibidiano Thomas relatou que realmente tem sentido a diferença do formato que estão trabalhando as atividades do PIBID, de acordo com os pré-requisitos de uma aula, diferentemente das ações desenvolvidas no estilo de projeto. Com a aula, os alunos participam e interagem ainda mais com os pibidianos, questionando sobre os conteúdos trabalhados.

0 comentários:

Postar um comentário