Artigos aprovados para evento internacional


As alunas do curso de Licenciatura em Computação Yara Vilas Boas, Priscila Helen Andriolo, e Dâmaris Pires Arruda, do IFSULDEMINAS – Câmpus Machado, tiveram o artigo: “Música: O Lúdico Que Transforma O Ensino -Aprendizagem da Matemática” aprovado para participação no 9º Congresso Internacional de Educação Superior "Universidade 2014", em Havana – Cuba. O evento será realizado de 10 a 14 de fevereiro.



O artigo foi desenvolvido a partir de um projeto do PIBID Computação chamado Matemática Musical. O objetivo da atividade foi demostrar que, por meio da criação de paródias, é possível facilitar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos matemáticos e valorizar os conhecimentos que os alunos possuem 

Os discentes Rafael de Freitas e Romilda Barbosa, egressos do curso de Licenciatura em Computação do IFSULDEMINAS – Câmpus Machado, tiveram aprovados o artigo com o tema: “Ambiente Favorável – Aprendizagem significativa”. 



O texto foi desenvolvido pelos estudantes que atuaram na subárea da disciplina de física, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Computação. Durante dois anos, os bolsistas desenvolveram trabalhos nas escolas estaduais Iracema Rodrigues e Paulina Rigotti de Castro, em Machado. O texto parte da observação que fizeram nas visitas. Durante a aplicação de dinâmicas em sala, foi percebido que o espaço físico era pequeno em algumas e em outras não. De acordo com Rafael, “ao compararmos as duas situações, notamos a grande influência do espaço físico na aprendizagem. Então, passamos a explorar mais a fundo esses aspectos, sob orientação do professor Roberto Luiz Azevedo.”

O objetivo foi apresentar a relação aprendizagem efetiva em comparação a um ambiente favorável. O professor orientador explica que “com os dados levantados pudemos sugerir atitudes que miniminizem os efeitos negativos das condições desfavoráveis para o ensino.” O docente destacou que a participação em um evento desse porte é importante para a promoção do aluno enquanto pesquisador, e na troca de experiências. “Nossa expectativa é grande em representar o Instituto Federal, o que faz com que aumente a responsabilidade.” Para Romilda Barbosa, “estamos muito felizes com a aprovação. Ter um trabalho divulgado em um congresso internacional é gratificante”.

0 comentários:

Postar um comentário