No final de outubro de 2012, foram realizados experimentos de Física na Escola Estadual Paulina Rigotti de Castro, sob a orientação do professor-colaborador Roberto Luiz de Azevedo, professor de Física do IFSULDEMINAS - Câmpus Machado. Nar reunião do grupo do PIBID Computação em 01/11/2012, foram apresentadas diversas fotos sobre estas atividades e relatadas as experiências adquiridas. Comentou-se sobre o desabafo de uma professora que presenciou a realização do experimento nesta escola estadual: “Esta é a Física que eu sempre quis ensinar”.
A etapa inicial do experimento foi aplicada pelas alunas Romilda Barbosa de Almeida e Mayara de Carvalho Macedo que contaram com a ajuda do aluno Rafael de Freitas Cândido para registrar todas as fases da atividade. O principal foco da apresentação foi a formação de imagens.
Foram destacados conceitos básicos geométricos como: tangente e normal e conceito físico como: refringência do meio. A partir desses conceitos foi descrita a necessidade de que raios de luzes refratados se cruzassem para a formação de imagem.
Como estímulo visual, foi utilizado um Microscópio Alternativo composto de uma seringa com água suja, uma lanterna de laser verde e o suporte produzido pelo professor Roberto.
O princípio baseia-se em projetar o laser através de uma gota pendente da água suja, o que resulta na ampliação da imagem interna da gota, funcionando como uma lupa, o que possibilitou que micro-organismos presentes na gota fossem visualizados. O resultado foi motivador e bem aceito pelos alunos o que propiciou o interesse e a inserção dos conceitos acima no fenômeno ocorrido.
Todos os experimentos foram ilustrados com cartazes produzidos pelas alunas bolsistas o que dinamizou o tempo e favoreceu a explicação.
O experimento foi apresentado a todas as turmas do ensino médio da Escola Estadual Paulina Rigotti de Castro.
A etapa inicial do experimento foi aplicada pelas alunas Romilda Barbosa de Almeida e Mayara de Carvalho Macedo que contaram com a ajuda do aluno Rafael de Freitas Cândido para registrar todas as fases da atividade. O principal foco da apresentação foi a formação de imagens.
Foram destacados conceitos básicos geométricos como: tangente e normal e conceito físico como: refringência do meio. A partir desses conceitos foi descrita a necessidade de que raios de luzes refratados se cruzassem para a formação de imagem.
Como estímulo visual, foi utilizado um Microscópio Alternativo composto de uma seringa com água suja, uma lanterna de laser verde e o suporte produzido pelo professor Roberto.
O princípio baseia-se em projetar o laser através de uma gota pendente da água suja, o que resulta na ampliação da imagem interna da gota, funcionando como uma lupa, o que possibilitou que micro-organismos presentes na gota fossem visualizados. O resultado foi motivador e bem aceito pelos alunos o que propiciou o interesse e a inserção dos conceitos acima no fenômeno ocorrido.
Todos os experimentos foram ilustrados com cartazes produzidos pelas alunas bolsistas o que dinamizou o tempo e favoreceu a explicação.
O experimento foi apresentado a todas as turmas do ensino médio da Escola Estadual Paulina Rigotti de Castro.
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