No último dia 26/06/2012, em reunião realizada no Campus Machado, a coordenação do PIBID Computação solicitou aos alunos bolsistas a elaboração de propostas pedagógicas que utilizem softwares educacionais nas disciplinas de Matemática e Física. A proposta deverá abordar:
1. Enfoque técnico
1. Enfoque técnico
1.1 Características dos software utilizado (tipo de licença, onde conseguir o programa, linguagem, etc) .
1.2. Formas de instalação e utilização.
1.3. Recursos necessários (sistema operacional, espaço em disco rígido, memória, processador, etc).
1.4. Facilidade de uso (atributos que evidenciam a facilidade de uso do software).
1.5. Características da interface (atributos que evidenciam a presença de recursos e meios que facilitam a interação do usuário com o software).
2. Abordagem disciplinar
2.1. Habilidades e competências (características pedagógicas: atributos que evidenciam a conveniência e a viabilidade de uso do software em situações educacionais).
2.2. Funcionalidade (o conjunto de funções oferecidas pelo software satisfaz as necessidades explícitas e implícitas para a finalidade a que se destina o produto?)
2.3. Adaptabilidade (atributos que evidenciam a capacidade do software adaptar-se às necessidade e preferências do usuário e ao ambiente educacional selecionado).
2. Abordagem disciplinar
2.1. Habilidades e competências (características pedagógicas: atributos que evidenciam a conveniência e a viabilidade de uso do software em situações educacionais).
2.2. Funcionalidade (o conjunto de funções oferecidas pelo software satisfaz as necessidades explícitas e implícitas para a finalidade a que se destina o produto?)
2.3. Adaptabilidade (atributos que evidenciam a capacidade do software adaptar-se às necessidade e preferências do usuário e ao ambiente educacional selecionado).
Espera-se com a elaboração destas propostas pedagógicas que os alunos bolsistas, futuros professores, adquiram experiência em avaliar softwares educativos buscando viabilizar o uso destes potenciais recursos educacionais pelos professores da área.
0 comentários:
Postar um comentário